terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dorme,Garota

Dicas para acabar com a insonia 

1.    Cama em ordem
Não fique rolando de um lado para outro no colchão se você não está com sono. Levante-se e volte para a cama somente quando estiver cansada. Também é importante cultivar o hábito de dormir e despertar no mesmo horário. E nada de assistir à TV, trabalhar ou comer no quarto: isso vai despertá-la e acabar criando um ambiente agitado demais para o relaxamento.
2.    Dia ativo, noite calma
Pratique atividade física durante o dia, como natação, caminhada, bicicleta... À noite, próximo da hora de dormir, nem pense em malhar - em vez de relaxar e pegar no sono, você vai ganhar mais pique.
3.    Menos comida
Antes de dormir, faça refeições leves, em pequenas quantidades e com pouca gordura, para facilitar a digestão. O ideal é não se deitar com o estômago vazio, pois ele certamente irá acordá-la durante a noite. Então, invista em frutas e saladas!
4.    Nada de cafeína e álcool
É recomendável não ingerir bebidas estimulantes (café, guaraná, chá preto, mate e refrigerantes à base de cola) pelo menos quatro horas antes de ir para a cama. Elas são fonte de xantina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso. O álcool também atrapalha a qualidade do sono.
Soníferos
A nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Igaratá (SP), ensina receitas que vão ajudá-la a dormir como um anjinho. Escolha a sua favorita e beba uma hora antes do descanso.
Leite quente
É rico em triptofano, aminoácido que forma a serotonina, substância que ajuda a pegar no sono. Faça assim: misture 1 copo de leite desnatado, 2 colheres (chá) de mel e 1 colher (chá) de canela em pó.
Gelatina express
O doce ajuda a combater os sintomas da insônia, já o leite de soja é rico em isoflavonas, sendo considerado um alimento funcional. Faça assim: bata no liquidificador 1 copo de leite de soja com 50 ml de gelatina diet já pronta.
Chá natural
Ervas, plantas, flores e frutas têm propriedades calmantes. Faça assim: misture 15 g de erva-cidreira, 15 g de hortelã- pimenta, 40 g de raiz de valeriana, 20 g de flores de lúpulo e 10 g de casca de laranja. Para preparar, use uma colher (chá) dessa mistura por xícara de água.
Vai adoçar a bebida?
Dica: Troque o açúcar pelo mel. Ele estimula a produção de serotonina, que traz bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário